Planejamento Tributário Para 2017

October 25, 2016

 

 

 

 

 

O ano de 2016 foi muito difícil para os contribuintes brasileiros. Alta carga tributária. Recessão. Complexidade das leis, tudo gerou um ambiente muito hostil e de grande insegurança.  Nunca vi tempos tão inóspitos.

Tenho notado que há ainda grande incompreensão quanto ao tema Planejamento Tributário.  Não se deve entender que planejamento é apenas a busca de “pagar menos”. É muito mais do que somente economizar.

Em verdade o Planejamento Tributário é encontrar uma forma de melhor gerir o departamento fiscal, para se for o caso gerar economia, mas muito para evitar passivos e melhor planejar situações futuras, inclusive a inadimplência.  É um processo sistêmico e muito abrangente. Quem buscou com o planejamento apenas deixar de pagar, tem hoje passivos gigantescos.

Não há mais ambiente para improvisar em gestão tributária. O fisco tem sido grande adversário dos contribuintes.  Quando foi diferente?

O vídeo que se segue foi feito nessa perspectiva. Muitos empresários pensam somente em diminuir o pagamento, mas se esquecem de que a inadimplência futura (que sempre acontece), deve ser pensada antes mesmo de sua ocorrência.

Além do mais, poucas são as brechas para que pagamentos sejam feitos a menor, restando escolher a melhor forma de tributação e planejamento estratégico-comercial.  Foi-se o tempo que as leis possibilitavam interpretações mais favoráveis aos empresários. Aliás, nem a lei hoje é benéfica e muito menos seus interpretes. Só há remédio de madrasta nessa seara.

Com minha costumeira sinceridade e com a vivência de 35 anos na área tributária, estou compartilhando a reflexão sobre o tormentoso tema, evitando que sejam criadas quimeras e desviando o nosso cliente do foco a ser perseguido, que passa por longevidade das operações e segurança jurídica para a empresa e seus sócios, buscando também um convívio melhor com os stakeholders, sobretudo em ambiente de polícia fiscal, como a vivida nesses tempos. Empreendedor é hoje o culpado por todos os males do mundo!

Nesse momento ter segurança jurídica para trabalhar, já é grande vantagem.  Não sem razão se diz em Minas “Farinha pouca, meu pirão primeiro”.

           

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

J.A. @ ADVOGADOS - BELO HORIZONTE . SP. RIO. BRASILIA